Novo marco de licenciamento “pode ser tiro no pé” para negociação Mercosul-União Europeia, diz Marina Silva
Marina Silva destaca os riscos do novo marco de licenciamento ambiental para a ratificação do acordo entre Mercosul e União Europeia. Em evento no Rio de Janeiro, ela enfatiza a importância de preservar a biodiversidade e evitar retrocessos na agenda ambiental.
Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, alertou para os riscos do novo marco de licenciamento ambiental aprovado no Senado.
Ela afirmou que o projeto “pode ser um tiro no pé” na negociação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que está em andamento desde 1999.
O acordo foi anunciado por líderes do Mercosul e pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no final de 2024. Para entrar em vigor, o texto está sendo traduzido para 23 idiomas da UE, além de versões em português e espanhol para o Mercosul.
Após a tradução, necessita de aprovação do Conselho Europeu e do Parlamento Europeu.
Marina Silva descreveu o dia como “um dia de luto”, apesar dos avanços feitos desde o início do governo, quando o ministério estava “sem orçamento, com tudo desmontado”.
Ela ressaltou que “temos que continuar deslanchando” para evitar retrocessos no licenciamento ambiental e no combate ao desmatamento.