HOME FEEDBACK

Novo Nordisk e governo da Dinamarca investirão R$ 515,45 mi em computador quântico

Investimento visa alavancar a tecnologia quântica na Dinamarca, promovendo inovação em diversos setores. A iniciativa também tem como objetivo fortalecer a posição da farmacêutica Novo Nordisk no competitivo mercado de medicamentos.

Governo da Dinamarca e a fundação da Novo Nordisk anunciaram um investimento de 80 milhões de euros (R$ 515,45 milhões) em um computador quântico desenvolvido pela Microsoft.

O equipamento, nomeado Magne, estará disponível a empresas e pesquisadores em setores como químico, farmacêutico, logístico e financeiro, com início de uso previsto para 2027. O investimento será dividido em 40 milhões de euros para cada parte.

O anúncio coincide com uma reunião dos ministros de competitividade da União Europeia em Copenhague, visando discutir tecnologias críticas e fortalecer a base industrial do bloco. O projeto busca atrair talentos e investimentos, oferecendo uma vantagem em tecnologia quântica para a Europa.

A iniciativa surge em um momento crítico para a Novo Nordisk, que pode enfrentar desafios no crescente mercado de medicamentos para perda de peso, com concorrência acirrada no segmento que ajudou a criar com o Ozempic e Wegovy.

No ano passado, o governo dinamarquês e a Fundação Novo Nordisk já se uniram para construir um supercomputador de IA desenvolvido pela Nvidia, visando apoiar a pesquisa farmacêutica.

O computador quântico será construído pela Microsoft e pela Atom Computing, e operado pela nova empresa QuNorth.

Leia mais em folha