Novo pacote fiscal impulsionará crescimento da Alemanha, diz banco
Pacote de gastos fiscais promete revitalizar a economia alemã, gerando um crescimento robusto nos próximos anos. Analistas do Deutsche Bank destacam a importância das novas medidas, mas alertam para incertezas externas que podem impactar o desempenho econômico.
Analistas do Deutsche Bank projetam um impulso significativo no crescimento econômico da Alemanha após a aprovação de um pacote de gastos fiscais pelo Bundesrat em 21 de março de 2025.
A medida é vista como um catalisador para a economia, com expectativa de que o PIB real cresça para 1,5% em 2026 e 2% em 2027, comparado à previsão anterior de 1%.
Liderada por Robin Winkler, a análise ressalta o potencial das novas medidas para estimular o crescimento econômico.
Apesar do otimismo, analistas expressam cautela devido à insegurança no curto prazo, especialmente por conta das possíveis tarifas recíprocas do presidente dos EUA, Donald Trump, e seus impactos na economia americana.
Uma recuperação é esperada no segundo semestre de 2025, com previsões para este ano ajustadas de 0,5% para 0,3%.
A aprovação do pacote pelo Bundestag e pelo Bundesrat representa uma mudança na política fiscal da Alemanha, flexibilizando os limites de empréstimos.
Isso possibilita os planos do futuro chanceler Friedrich Merz de aumentar os gastos em defesa e infraestrutura, em resposta a comentários de Trump e à percepção de ameaças da Rússia.
As novas diretrizes refletem a necessidade de maior gasto nacional em defesa, diante das dúvidas sobre a ajuda militar americana à Europa.
Com informações de Investing Brasil.