Novo papa, Leão XIV reza ave-maria, fala em espanhol e pede igreja para todos em 1º discurso
Novo líder da Igreja Católica, o papa Leão XIV, destaca a importância de uma igreja inclusiva e missionária em seu discurso inaugural. O cardeal Robert Prevost é o primeiro papa americano e sucederá o falecido Papa Francisco.
Papa Leão XIV foi eleito nesta quinta-feira, 8. O novo pontífice, o cardeal Robert Prevost, dos EUA, fez um discurso inaugural destacando uma igreja missionária e aberta a todos.
Em sua *primeira aparição*, Leão XIV declarou: "A paz esteja com todos". O discurso foi em italiano, com um trecho em espanhol, homenageando a comunidade em que trabalhou.
Ele agradeceu ao Papa Francisco, falecido recentemente, e lembrou de sua benção na Páscoa, apesar de sua saúde debilitada.
Leão XIV ressaltou: "Deus ama a todos... Precisamos ser uma igreja missionária, que constrói pontes e diálogos." Ele também é seguidor de Santo Agostinho e homenageou Nossa Senhora de Pompeia, rezando uma *ave-maria* com os fiéis.
Trajetória do Novo Papa:
- 69 anos, nasceu em Chicago.
- Primeiro papa dos EUA, atuou por 20 anos no Peru e se naturalizou.
- Foi nomeado cardeal em setembro de 2023.
- Substitui Francisco, que faleceu em 21 de abril após 12 anos no cargo.
A eleição ocorreu no segundo dia de votação do conclave, com fumaça branca indicando a escolha às 13h08 (horário de Brasília). O papa foi eleito com pelo menos 89 votos dos 133 cardeais eleitores.