Novo presidente da CCJ afirma que dará prioridade a isenção do IR e outras propostas do governo
Paulo Azi promete acelerar a tramitação da proposta de isenção do Imposto de Renda, enquanto a Câmara planeja um novo enfoque nas análises com menos urgência. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, será convidado a apresentar os detalhes da reforma na comissão de Finanças e Tributação.
Paulo Azi (União-BA), novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)Imposto de Renda até R$ 5 mil.
O projeto, protocolado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, recebeu pedido de urgência, mas a decisão final sobre o trâmite caberá ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Motta sinalizou que evitará o regime de urgência, permitindo maior protagonismo das comissões.
Azi declarou: "O Poder Executivo tem a obrigação de propor políticas públicas" e garantiu atenção especial para a rápida tramitação das propostas do Executivo. Ele assegurou que as questões partidárias não influenciarão os trabalhos da comissão.
Com a ausência de urgência, as matérias econômicas também deverão passar pela comissão de Finanças e Tributação, presidida por Rogério Correia (PT-MG). Ele planeja convocar o ministro Haddad na próxima semana para discutir a reforma do Imposto de Renda.
Correia afirmou: "Vamos ver se o ministro Haddad e a ministra Gleisi poderão vir aqui na semana que vem, na quarta-feira."