Nua e crua
Trump revela a face obscura dos interesses norte-americanos, expondo a hipocrisia que permeia a política e a imagem do país. Ao confrontar a imagem idealizada dos EUA, sua administração destaca a brutalidade e os interesses econômicos por trás das ações globais e internas.
Trump expõe a verdade norte-americana ao revelar a hipocrisia de mais de um século de propaganda que idealiza os EUA.
Norte-americanos e alemães usaram a propaganda pela imagem para construir uma imagem virtuosa dos Estados Unidos, associando-os à igualdade democrática, à solidariedade e à justiça.
No entanto, a atualidade traz um choque de interesses materiais, e Trump expõe essas realidades de forma crua e franca. A ideia de “América para os americanos” reflete ambições territoriais que vão além do que se imagina.
Trump reforça a presença militar dos EUA no mundo, com quase 1.000 bases, e também promove medidas internas que restringem a diversidade e escondem o racismo histórico no país.
Exemplos como a chantagem à Ucrânia, onde Trump condiciona apoio militar à entrega de recursos estratégicos, revelam uma política de privilégios para o capital americano.
O mundo assiste a um lado desconhecido e verdadeiro dos EUA, que estava oculto por muito tempo.