HOME FEEDBACK

“Núcleo 2” tem depoimento esvaziado no STF pelo 2º dia seguido

Audiência de depoimentos de defesa de Marcelo Câmara é suspensa pela ausência de testemunhas. O juiz do STF criticou a falta de intimação dos depoentes, enquanto as defesas esperam por novos relatos.

A audiência de depoimentos das testemunhas de defesa de Marcelo Câmara ocorreu nesta 5ª feira (17.jul.2025), durando cerca de 1 hora e 20 minutos. O juiz auxiliar do STF, Rafael Henrique Tamai Rocha, suspendeu a sessão devido à ausência de parte das testemunhas.

Marcelo Câmara é réu no “núcleo 2” da denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República), sendo apontado como responsável pela “gerência” do plano golpista, que incluía a coordenação de ações para monitorar e neutralizar autoridades públicas.

Câmara indicou 20 testemunhas para depor, mas apenas 5 compareceram. A defesa questionou sobre a transição de governo e um suposto núcleo de inteligência paralelo, e as testemunhas negaram que Câmara monitorou autoridades.

Os advogados de Câmara e Filipe Martins criticaram o ministro Alexandre de Moraes pela não intimação das testemunhas, afirmando que isso poderia ter reduzido as ausências. Câmara não desistirá das testemunhas faltantes e aguardará depoimentos por escrito.

No dia 18.jul, a 1ª Turma do STF ouvirá as testemunhas de Marilia Ferreira de Alencar e dos réus Mário Fernandes e Silvinei Vasques.

A PGR alega que o grupo atuou para manter Bolsonaro no cargo, elaborando uma “minuta do golpe”, fazendo monitoramento ilegal e usando a PRF para dificultar o acesso de eleitores às urnas no 2º turno de 2022. Eles enfrentam acusações de abolição violenta do Estado democrático de Direito, tentativa de golpe e organização criminosa armada.

As audiências são realizadas no STF, com depoimentos via videoconferência. Jornalistas não podem gravar, mas os registros da Corte serão anexados ao processo.

Eis o restante do cronograma:

Leia mais em poder360