HOME FEEDBACK

Número de desempregados na Alemanha supera 3 milhões pela 1ª vez em uma década

A Alemanha enfrenta uma crescente crise no mercado de trabalho, com o desemprego atingindo o maior nível em uma década. Especialistas alertam para a longa espera por resultados dos novos investimentos governamentais.

Desemprego na Alemanha ultrapassa 3 milhões

O número de desempregados na Alemanha atingiu 3,02 milhões em agosto, o maior nível em uma década, conforme dados do Ministério do Trabalho divulgados em 29 de setembro.

Aumento de 46 mil pessoas desempregadas em relação ao mês anterior.

Andrea Nahles, chefe do escritório do trabalho, afirmou que "o mercado de trabalho ainda é moldado pela recessão econômica dos últimos anos".

A taxa de desemprego ajustada sazonalmente permanece em 6,3%, como previsto por analistas.

Contudo, a demanda por mão de obra está em declínio, com 631 mil vagas abertas em agosto, 68 mil a menos que no ano anterior.

O ministro do Trabalho, Baerbel Bas, destacou que "as incertezas econômicas globais e a guerra da Rússia contra a Ucrânia" impactam a economia.

O governo anunciou um investimento de 500 bilhões de euros em infraestrutura, após afrouxar regras fiscais.

No entanto, economistas e associações comerciais alertam que os efeitos desses gastos levarão anos para se manifestar e que medidas adicionais são necessárias para resolver problemas estruturais na economia.

Leia mais em valoreconomico