Número de mortos em Gaza ultrapassa os 50 mil após os últimos bombardeios israelenses
Atingindo um trágico marco, o número de mortos em Gaza aumenta a cada dia, refletindo a gravidade da crise humanitária após o rompimento do cessar-fogo. A municipalidade de Rafah denuncia a situação desesperadora das famílias evacuadas sob bombardeios.
Número total de mortos na Faixa de Gaza: 50.021 desde início da ofensiva israelense em outubro de 2023, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.
Número de feridos: 113.274 desde 7 de outubro de 2023.
O ministério informou que 233 vítimas foram adicionadas à contagem após verificação dos dados com um comitê judicial responsável por desaparecidos.
Desde que Israel quebrou o cessar-fogo na semana passada, ao menos 673 pessoas foram mortas e mais de 1.000 feridas.
Somente nas últimas 24 horas, bombardeios em Khan Yunis e Rafah resultaram em 39 mortes e 61 feridos. A Defesa Civil palestina recuperou dois corpos, apesar da escassez de equipamentos.
Denúncia de evacuação em Rafah: A municipalidade de Rafah criticou as ordens de evacuação que forçam milhar de famílias a deixarem suas casas sob bombardeios, tornando-as desabrigadas.
Autoridades locais expressaram preocupação com a situação humanitária crítica, destacando a falta de necessidades básicas e a ausência de assistência médica devido ao bloqueio israelense de ajudas.
A municipalidade pediu à comunidade internacional e organizações de direitos humanos para tomar ações urgentes para aliviar a situação.