“Nunca seremos Brazil”, diz Janja
A primeira-dama busca reafirmar a soberania nacional do Brasil em resposta às tarifas impostas pelos Estados Unidos. A campanha visa fortalecer a imagem do país e sua independência diante de pressões internacionais.
A primeira-dama Janja Lula da Silva republicou, neste domingo (13.jul.2025), uma postagem do governo federal no Instagram afirmando que o Brasil se escreve com S de "soberania".
A campanha, lançada na 5ª feira (10.jul), visa se posicionar contra as tarifas de 50% que Donald Trump impôs sobre produtos brasileiros. O objetivo é destacar a soberania nacional do Brasil.
No vídeo da campanha, Janja afirma: "Um país soberano é um país independente, que respeita suas leis. Ser contra nossa soberania é ser contra o Brasil."
A medida de Trump foi divulgada em uma carta na rede Truth Social. As tarifas entram em vigor em 1º de agosto e afetarão todos os setores e mercadorias.
Isso poderá aumentar os preços dos produtos brasileiros nos EUA, tornando-os menos competitivos. Trump também abriu uma investigação formal contra o Brasil por práticas comerciais consideradas desleais.
Além disso, Trump avisou que qualquer retaliação tarifária do Brasil será respondida com aumentos proporcionais à taxa de 50%.