HOME FEEDBACK

Nunes Marques diverge da maioria e vota contra condenar Zambelli por porte ilegal de arma

Decisão do STF sobre Carla Zambelli avança com voto divergente de Nunes Marques. O julgamento virtual segue até 22 de agosto, com expectativa de condenação.

Ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), divergiu da maioria e votou contra a condenação da deputada federal afastada Carla Zambelli (PL-SP) por porte ilegal de arma.

O STF retomou a análise da ação nesta sexta-feira (15) e a discussão ocorre em sesson virtual até 22 de agosto. Nesta modalidade, os ministros apenas depositam o voto, sem debate.

Zambelli é julgada por um incidente ocorrido em 2022, véspera das eleições presidenciais, onde perseguiu um homem em São Paulo com uma arma após provocação.

Já há maioria para condená-la a 5 anos e 3 meses de prisão e cassar seu mandato. O julgamento foi suspenso em março devido ao pedido de vista de Nunes Marques, enquanto os ministros Cristiano Zanin e Dias Toffoli anteciparam seus votos. Além deles, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Flávio Dino acompanharam o relator Gilmar Mendes, formando um placar de 6 a 1.

Os ministros ainda podem mudar seus votos durante a sessão. Faltam votar Luiz Fux, Edson Fachin e Roberto Barroso.

Leia mais em valoreconomico