HOME FEEDBACK

Nunes Marques pede vista e adia julgamento de Zambelli por perseguição armada

Ministro pede vista no processo que pode resultar na condenação de Carla Zambelli. Placar atual é de 5 a 0 a favor da pena, com possibilidade de cassação de mandato após o julgamento.

Ministro Kassio Nunes Marques, do STF, adiou o julgamento da deputada Carla Zambelli (PL) por crimes de porte irregular de arma e constrangimento ilegal. A decisão, tomada na segunda-feira (24), pede vista do processo, suspendo o julgamento por até 90 dias.

Atualmente, o placar é de 5 votos a 0 a favor da condenação. O relator, Gilmar Mendes, recebeu apoio dos ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin, que são a favor de uma pena de 5 anos e 3 meses.

Ministros também mostraram apoio à cassação do mandato de Zambelli, que só ocorrerá após o esgotamento do processo e recursos.

O caso ocorreu em 29 de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma contra o jornalista Luan Araújo, que expressava apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após provocações, a deputada perseguiu o jornalista por 100 metros, obrigando-o a deitar no chão, sob mira da pistola.

A Procuradoria-Geral da República denunciou Zambelli, argumentando abuso do porte de arma. A deputada defende sua ação como legítima, alegando porte regularizado e ausência de crime.

Se condenada, Zambelli pode pegar de 2 a 4 anos por porte ilegal de arma e 3 meses a 1 ano por constrangimento ilegal.

Leia mais em infomoney