Nvidia entra em financiamento de US$ 650 milhões de empresa nuclear apoiada por Bill Gates
TerraPower garante investimentos significativos para aprimorar seu reator avançado no Wyoming, trazendo novos parceiros do setor de tecnologia. A colaboração busca integrar energia nuclear como solução sustentável para a crescente demanda por eletricidade limpa.
TerraPower LLC, startup nuclear fundada por Bill Gates, arrecadou US$ 650 milhões para continuar o desenvolvimento de um projeto de reator avançado no Wyoming.
A rodada de financiamento contou com a participação de novos investidores, como a NVentures (braço de capital da Nvidia Corp.), além de apoiadores já existentes, como Gates e a HD Hyundai, construtora naval sul-coreana.
A decisão da Nvidia de investir reflete os laços entre a indústria de tecnologia e as empresas nucleares, que buscam construir reatores para fornecer eletricidade limpa 24 horas por dia.
De acordo com Mohamed Siddeek, chefe da NVentures, “à medida que a IA continua a transformar indústrias, a energia nuclear se tornará uma fonte de energia mais vital”.
A TerraPower está desenvolvendo uma usina de energia de 345 megawatts em uma planta a carvão no Wyoming. A construção das partes não nucleares começou há um ano, com expectativa de aprovação federal para o reator em 2026.