HOME FEEDBACK

O alerta da Tesla de Elon Musk sobre as tarifas aplicadas por Trump

Tesla expressa preocupação com possíveis retaliações comerciais que podem impactar exportadores americanos, em meio a tensões tarifárias. A montadora, que já enfrenta queda nas ações, destaca a dificuldade em obter peças nos EUA apesar de esforços para localizar suprimentos localmente.

Tesla, fabricante de carros elétricos de Elon Musk, alertou sobre os riscos de retaliação internacional às tarifas comerciais de Donald Trump.

A montadora expressou preocupação em carta ao representante comercial dos EUA, destacando que exportadores americanos podem enfrentar impactos desproporcionais.

A carta foi enviada no mesmo dia em que Trump prometeu comprar um Tesla em evento na Casa Branca. Seu autor não é conhecido, e não se sabe se Musk estava ciente.

As ações da Tesla caíram 40% em 2023. Embora alguns relacionem a queda ao alinhamento de Musk com Trump, analistas apontam que a real preocupação é com as metas de produção e vendas.

A empresa busca fornecedores locais para suas cadeias de suprimentos, mas admitiu que certas peças ainda são difíceis de conseguir nos EUA.

Trump impôs tarifa adicional de 20% sobre importações da China, resultando em tarifas retaliatórias, especialmente sobre carros. A China é o segundo maior mercado da Tesla.

A União Europeia e o Canadá ameaçaram retaliações a novas tarifas de aço e alumínio aplicadas pelos EUA.

Recentemente, manifestantes atacaram showrooms da Tesla em protesto contra cortes de custos na administração de Trump. O presidente chamou os protestantes de “terroristas domésticos” e apoiou a fabricante dizendo que ações violentas teriam consequências graves.

Leia mais em bbc