O Brasil não tem lado, diz Amorim sobre Israel e Irã
Brasil reafirma neutralidade em conflito entre Israel e Irã, destacando compromisso com a paz. A declaração do assessor especial Celso Amorim ocorre em meio à pressão dos EUA sobre países da América Latina para que adotem uma posição definida.
Brasil se mantém neutro no conflito entre Israel e Irã, afirma Celso Amorim, assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais.
A declaração aconteceu em resposta à pressão dos EUA sobre países latino-americanos para que definissem um posicionamento. Amorim declarou: "O Brasil não tem lado. O Brasil está do lado da paz."
Os EUA classificam o regime iraniano como "patrocinador estatal do terrorismo" e exigem que os aliados adotem posturas semelhantes. Eles afirmaram que "cada país tem que tomar uma decisão" visando a 55ª Assembleia Geral da OEA, que ocorrerá entre 25 e 27 de junho de 2025.
No dia 23 de junho, o presidente Donald Trump anunciou um acordo de cessar-fogo entre Irã e Israel, referindo-se ao conflito como "a guerra dos 12 dias."
Na madrugada do dia 24 de junho, explosões foram registradas em Teerã durante sobrevoos de aviões militares. O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu confirmou a aceitação do cessar-fogo, ressaltando coordenação com Trump e advertindo sobre respostas vigorosas a violações.
A imprensa iraniana noticiou que os últimos ataques ao Israel ocorreram antes do início do cessar-fogo, com o Irã realizando 5 ataques que causaram 4 mortos e 12 feridos.
Entretanto, tanto Israel quanto Irã se acusaram de não estarem cumprindo o acordo de trégua. Trump expressou sua insatisfação: "Não estou satisfeito."