HOME FEEDBACK

O clima de apreensão dos alunos brasileiros de Harvard: 'Vou conseguir entrar nos EUA?'

Estudantes brasileiros temem pelo futuro acadêmico e profissional após revogação da permissão de Harvard para matricular estrangeiros. Medidas severas da gestão Trump geram incertezas e ansiedade entre os alunos que se preparavam para iniciar o ano letivo.

Estudantes brasileiros em Harvard enfrentam incertezas após o governo Trump proibir a universidade de matricular alunos estrangeiros.

A decisão, revogada na quinta-feira (22/05), deixou alunos preocupados sobre suas chances de entrada nos EUA. Marcelo*, aluno do segundo ano, relata que colegas, alguns já com casas alugadas, se mobilizam em grupos de WhatsApp para discutir a situação.

Desde o início do mandato, Trump pressiona instituições acadêmicas, utilizando cortes de verbas como retaliação, conforme nota da secretária de Segurança Interna, Kristi Noem.

A revogação da certificação exigiu que Harvard atenda uma série de exigências para readmitir alunos estrangeiros, com um prazo de 72 horas. Marcelo e outros acreditam que a decisão pode ser revertida na Justiça, embora a universidade a tenha classificado como “ilegal”.

O alerta sobre a insegurança da situação fez muitos alunos considerarem alternativas, já que, sem revogação, Marcelo teria que deixar os EUA em 30 dias. Ele pode usar o visto de turista para voltar e pegar suas coisas.

O OPT, visto de trabalho pós-formatura, é uma preocupação para vários estudantes, que acumulam dívidas significativas com a universidade. Mariana, que também aguarda as 72 horas, menciona colegas já com ofertas de emprego.

*Nomes alterados para preservar anonimato.

Leia mais em bbc