“O juro tá alto? Pega o empréstimo do Lula”, diz Gleisi em vídeo
Novo programa do governo Lula visa oferecer soluções financeiras aos trabalhadores enfrentando dificuldades com a alta de juros. Empréstimos podem ser solicitados pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e oferecem condições facilitadas para até 47 milhões de funcionários.
Gleisi Hoffmann, Ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, anunciou um novo programa de crédito consignado do governo Lula (PT) em suas redes sociais.
Em um vídeo publicado em 23 de março de 2025, ela afirmou que o empréstimo é uma alternativa para aqueles com dificuldades financeiras. O pedido pode ser feito pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, com ofertas disponíveis em até 24 horas. O pagamento será descontado da folha salarial.
A partir de 25 de abril, quem já possui um consignado poderá migrar para o novo programa, trocando juros altos pela taxa mais baixa do empréstimo do Lula.
O novo modelo também traz alterações na modalidade de empréstimo. O pagamento é descontado na folha, aumentando a segurança para os bancos. Até 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória podem ser usados como garantia, permitindo taxas mais baixas.
O crédito consignado terá um limite de 35% do salário para as parcelas. É focado em funcionários públicos e beneficiários do INSS, com a intenção de reduzir os juros para o setor privado.
A iniciativa, chamada Crédito do Trabalhador, pode beneficiar até 47 milhões de empregados do setor privado. No dia do lançamento, 21 de março, foram realizadas 15.098.810 simulações de empréstimo.