“O mais brasileiro dos argentinos”, diz Lula sobre papa
Lula homenageia papa Francisco em vídeo e destaca seu legado de acolhimento e amor ao próximo. O presidente anuncia que estará presente no velório e funeral do pontífice em Roma.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou um vídeo na noite de segunda-feira (21.abr.2025) sobre o falecimento do papa Francisco (1936-2025), que teve um pontificado de 12 anos.
Lula expressou sua tristeza pela perda e pediu que “Deus abençoe a humanidade”. Ele destacou a paixão de Francisco pelo futebol, chamando-o de “o mais brasileiro dos argentinos”.
No vídeo, Lula reforçou que o papa foi um defensor dos excluídos e dos mais pobres, enfatizando seu acolhimento livre de preconceitos. Segundo Lula:
- “Francisco foi o papa de todos, mas principalmente dos excluídos, dos injustiçados, dos imigrantes”.
O presidente também recordou uma conversa com Francisco sobre a aliança global contra a fome, iniciativa lançada durante o G20 no Brasil em novembro de 2024.
Ele mencionou expressões que representam seu governo, como “o amor venceu o ódio”, refletindo a mensagem do papa.
Lula e a primeira-dama Janja Lula da Silva viajarão a Roma para o velório e funeral do pontífice, que ocorrerão entre 25 a 27 de abril. Os procedimentos do funeral, simplificados por Francisco, devem durar 9 dias.
Ainda não há confirmação da data de embarque de Lula e a comitiva será divulgada na terça-feira (22.abr).