HOME FEEDBACK

O Ocidente como conhecíamos não existe mais, diz presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen destaca a necessidade da Europa se adaptar a uma nova ordem global. Em entrevista, ela ressalta o aumento do interesse de países em colaborar com o bloco europeu, além das relações com os EUA.

Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, afirmou que “o Ocidente como o conhecíamos não existe mais”, refletindo mudanças desde o retorno de Donald Trump à presidência dos EUA.

Ela destacou que, apesar das mudanças, há um lado positivo: “diversas conversas com chefes de estado de todo o planeta” para colaborar na nova ordem mundial.

Em entrevista ao Die Zeit, Leyen enfatizou a importância de abrir o bloco europeu para novos mercados e fortalecer relações com países com interesses compartilhados.

Sobre os EUA, Leyen se declarou uma “atlanticista convicta”, afirmando que a amizade entre europeus e americanos permanece forte. No entanto, ela observou que “a nova realidade” envolve outros países buscando estreitar laços com a Europa.

Atualmente, 13% do comércio global é com os EUA, enquanto 87% é com outros países, que buscam previsibilidade e regras confiáveis que a Europa pode oferecer.

Leia mais em valoreconomico