O ‘ônibus do futuro’, sem motorista, começa a ser testado em Barcelona
Teste de ônibus autônomo em Barcelona oferece passeios gratuitos para passageiros e visa avançar na tecnologia de mobilidade. A iniciativa da Renault pretende colocar a Europa na corrida pelo desenvolvimento de veículos sem motorista, acompanhando o ritmo dos EUA e da China.
Passageiros de Barcelona andaram de ônibus de graça esta semana, mas com uma surpresa: o micro-ônibus não tinha motorista.
O ônibus autônomo fez uma rota circular de 2,2 km com quatro paradas no centro da cidade. A operação é um teste da Renault em parceria com a WeRide, empresa especializada em veículos autônomos. O veículo foi apresentado no torneio de tênis de Roland Garros, mas agora está em testes práticos em Barcelona.
Pau Cugat, um passageiro, comentou: “Veja, há um ônibus do passado e, logo atrás dele, há o ônibus do futuro”.
Enquanto isso, táxis e ônibus sem motorista estão sendo testados em diversas cidades, como São Francisco e Tóquio. Patrick Vergelas, da Renault, destacou que a Europa está ficando para trás em relação a Estados Unidos e China na tecnologia de veículos autônomos.
O ônibus elétrico da Renault pode rodar 120 km sem recarga e atingir 40 km/h. Equipado com 10 câmeras e 8 lidars (sensores), ele navega com segurança pelas ruas movimentadas de Barcelona.
Carlos Santos, da Renault, observou que as reações dos passageiros variaram: “Alguns estavam sorrindo, outros choraram ou tentaram abrir as portas”. A segurança foi garantida, e as autoridades de Barcelona confirmaram que não houve acidentes.