HOME FEEDBACK

O plano dos Republicanos para redesenhar distritos – e vencer em 2026

Republicanos no Texas buscam redesenhar distritos eleitorais para fortalecer sua influência nas eleições de 2026. Governadores de estados democratas prometem ações semelhantes em resposta à estratégia de gerrymandering.

Republicanos do Texas, liderados pelo Governador Greg Abbott, planejam redesenhar os distritos eleitorais visando as eleições de 2026.

Com uma maioria reduzida na Câmara, os republicanos buscam fortalecer sua posição. O gerrymandering é a tática escolhida, utilizando dados do Censo de 2020.

Donald Trump declarou à CNBC: “Temos a oportunidade de ganhar cinco cadeiras”, ressaltando o apoio de Abbott.

Na semana passada, tentativas de aprovação do plano falharam quando 13 democratas deixaram o estado, causando a falta de quórum. O procurador-geral Ken Paxton busca destituí-los, enquanto Abbott ameaça prisões.

A resposta democrática, liderada pelo Governador da Califórnia, Gavin Newsom, inclui postagens provocativas em redes sociais.

Outros estados como Flórida, Missouri e Ohio também consideram reestruturar distritos, enquanto estados democratas, como Califórnia, Nova York e Illinois, planejam retaliar.

No atual cenário, os republicanos têm 219 cadeiras na Câmara, contra 212 dos democratas. Historicamente, partidos de oposição tendem a ganhar nas midterms, e a popularidade de Trump está em declínio.

A polarização e a manipulação no sistema eleitoral despertam preocupações sobre representatividade, como declarou a pesquisadora Elaine Kamarck.

Newsom deseja que sua proposta passe por referendo popular, enquanto Eric Holder manifesta apoio a uma “manipulação temporária” contra o avanço de Trump, que mantém a estratégia de "guerra máxima".

Leia mais em braziljournal