O que a comitiva do chefe de sanções dos EUA fará no Brasil?
Delegação dos EUA, liderada por David Gamble, se reunirá em Brasília para discutir sanções e combate ao crime organizado. Encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro pode ocorrer durante a visita.
Delegação dos EUA a Brasília: O Departamento de Estado dos EUA enviará uma delegação a Brasília nos próximos dias para reuniões bilaterais.
A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da embaixada nesta segunda-feira, 5.
Chefia da delegação: A visita será liderada por David Gamble, chefe interino da Coordenação de Sanções.
O foco das reuniões será em organizações criminosas transnacionais e programas de sanções dos EUA contra o terrorismo e o tráfico de drogas.
Essa será a primeira visita de Gamble ao Brasil durante o governo Donald Trump.
Reuniões não confirmadas: A embaixada não revelou o tamanho da comitiva ou órgãos brasileiros que participarão das reuniões.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) foi contatado, mas não respondeu até a publicação.
Encontro com Jair Bolsonaro: Também circulam informações sobre um possível encontro de Gamble com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Detalhes do encontro, como dia e horário, estão sendo finalizados; a expectativa é que ocorra na tarde desta segunda.
Bolsonaro recebeu alta hospitalar após cirurgia para tratamento de obstrução intestinal.
O deputado Eduardo Bolsonaro compartilhou informações sobre o encontro, que também contará com o senador Flávio Bolsonaro.
Aliados de Bolsonaro defendem que o governo americano discuta sanções contra autoridades brasileiras que limitam a liberdade de expressão de jornalistas e políticos de direita.