HOME FEEDBACK

O que a megadescoberta da BP no Brasil diz sobre o pré-sal e a Petrobras

BP anuncia descoberta significativa de petróleo e gás no Campo Bumerangue, marcando a maior revelação da companhia em 25 anos. A reserva, situada no pré-sal da Baía de Santos, promete novas oportunidades de exploração na região.

BP anuncia descoberta de petróleo e gás no Campo Bumerangue, na Baía de Santos, a 404 km da costa do Rio de Janeiro. Esta é a maior descoberta da petroleira em 25 anos.

O poço foi perfurado a 2.372m de profundidade em água, atingindo profundidade total de 5.855m. A reserva de carbonato no pré-sal ocupa mais de 300km² e possui uma coluna de hidrocarboneto de cerca de 500m.

A BP realizará análises laboratoriais e planeja novas atividades para avaliar o poço, sujeitas à aprovação regulatória. A empresa possui 100% de participação no campo, em parceria com a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA).

Essa é a décima descoberta da BP em 2025. Além disso, a empresa iniciou a perfuração de um poço no Campo Alto de Cabo Frio Central, onde possui 50% de participação.

Em 2026, está planejado um poço exploratório no Campo Tupinambá. Os analistas da XP Investimentos consideram a descoberta relevante e com potencial para novas descobertas no pré-sal.

As ações da BP subiram 2,28% na bolsa dos EUA após o anúncio, enquanto o BDR B1PP34 na B3 avançou 1,85%.

Os analistas destacam a importância da coluna de 500m, embora a área de 300 km² não seja tão grande quanto outros campos. A XP avalia que o desenvolvimento do campo pode levar vários anos para iniciar a produção.

O Bradesco BBI acredita que a descoberta pode abrir novas oportunidades para a BP no Brasil, enquanto a Genial Investimentos não vê impacto imediato nas empresas listadas na B3.

A descoberta ocorre em um momento em que a taxa de novas descobertas no pré-sal estava em declínio, levantando questões sobre futuros esforços exploratórios.

Leia mais em infomoney