HOME FEEDBACK

O que é adultização infantil, denunciada por Felca

Felca alerta sobre os perigos da exposição excessiva de crianças nas redes sociais, destacando os riscos da adultização. A repercussão de seu vídeo gerou movimentações políticas em busca de proteção para os jovens na internet.

Felipe Bressanim, conhecido como Felca, gerou debates recentes com seu vídeo sobre os riscos da “adultização” das crianças nas redes sociais.

A educadora Priscilla Montes afirma que a adultização ocorre quando crianças são superexpostas em redes sociais antes de desenvolver mecanismos de defesa adequados.

Ela frisa que jovens muitas vezes são expostos por pais em contextos inadequados para monetização de conteúdo, comprometendo seu desenvolvimento.

O vídeo de Felca menciona exemplos leves, como adolescentes gravando podcasts de empreendedorismo, mas aborda casos graves, como jovens expondo seus corpos e atraindo atenção de adultos, o que pode levar a conexões com pedofilia.

Esse processo pode prejudicar a capacidade das crianças de fazer boas escolhas e assumir responsabilidades.

Felca também alerta sobre a facilidade com que algoritmos sugerem conteúdos com crianças, que podem ser distorcidos por usuários mal-intencionados.

Ele faz um apelo aos pais para não divulgarem imagens de seus filhos na web, mesmo que sem conotação sexual, ecoando a preocupação de Montes sobre a adultização.

A reportagem buscou comentário da Meta e TikTok, sem resposta até o fechamento.

O impacto do vídeo fez com que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, anunciasse a pauta de projetos de lei para proteção das crianças nas redes sociais:

  • “O vídeo do Felca chocou e mobilizou milhões. Esse é um tema urgente.”
  • “Nesta semana, vamos pautar e enfrentar essa discussão.”
Leia mais em valoreconomico