O que é o câncer de esôfago, causa de morte do ex-presidente Pepe Mujica
Pepe Mujica, conhecido por sua trajetória política e estilo de vida simples, enfrentou uma batalha contra um câncer agressivo e optou por cuidados paliativos. A doença, que geralmente é diagnosticada em estágios avançados, é uma das formas mais letais de câncer.
Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, faleceu nesta terça-feira, 13, aos 89 anos, após diagnóstico de câncer agressivo de esôfago.
Ele também enfrentava uma doença autoimune que afetava seus rins e tinha metástase hepática. Mujica optou por não seguir tratamentos agressivos, preferindo cuidados paliativos até seu falecimento.
O câncer de esôfago é letal e muitas vezes diagnosticado em estágios avançados, dificultando o tratamento. No Brasil, é o sexto mais comum entre homens e o 15º entre mulheres.
Fatores de risco: tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade e refluxo gastroesofágico.
A mortalidade por câncer de esôfago entre homens variou de 4,01 a 5,10 por 100.000 habitantes entre 2015 e 2019. Taxas femininas foram menores, entre 0,82 e 0,85 por 100.000 habitantes.
Cresce a incidência de adenocarcinoma em países desenvolvidos, associado à obesidade e dieta inadequada. Já em países em desenvolvimento, o carcinoma de células escamosas ainda predomina.
Figuras famosas que sucumbiram ao câncer de esôfago:
- Humphrey Bogart
- Sammy Davis Jr.
- Marcos Paulo
- Alfred Bloomingdale
- Jonathan Demme
- Alex Higgins
- John Fraser
- Sônia Ribeiro