O Reino Unido construirá seis fábricas de munições para reforçar sua capacidade militar
O investimento em novas fábricas de munições visa fortalecer a capacidade militar do Reino Unido e aumentar o emprego no setor. A proposta integra a Revisão Estratégica da Defesa, que será oficialmente apresentada na próxima semana.
Reino Unido investe £1,5 bilhões (aprox. €1,76 bilhões) na construção de pelo menos seis fábricas de munições e componentes explosivos para reforçar sua capacidade militar, segundo o Ministério da Defesa.
A iniciativa inclui:
- Compromisso de aquisição de até 7.000 armas de longo alcance de fabricação britânica.
- Criação de mais de 1.000 funcionários qualificados e 800 adicionais em todo o país.
As medidas fazem parte da Revisão Estratégica da Defesa (SDR), que será apresentada na próxima semana. O relatório garante:
- Capacidade de produção armamentística contínua.
- Aumento das reservas de munições para enfrentar conflitos de alta intensidade.
Com este investimento, o gasto do Reino Unido em munições atingirá £6 bilhões (aprox. €7,1 bilhões) durante esta legislatura.
O plano é parte do objetivo do governo do primeiro-ministro Keir Starmer de aumentar o gasto em defesa para 2,5% do PIB até 2027 e 3% até 2034, em um contexto internacional incerto.
O Ministro da Defesa, John Healey, declarou: “O exército só tem a fortaleza da indústria que o respalda.”
A titular da Economia, Rachel Reeves, enfatizou que “uma economia forte precisa de uma defesa nacional sólida” e que a inversão em armamento é fundamental para o emprego no Reino Unido.