HOME FEEDBACK

OAB deve se manter apartidária, diz presidente da Ordem

Beto Simonetti é reeleito presidente da OAB e destaca a necessidade de autonomia crítica da entidade. A cerimônia de posse contou com a presença dos presidentes dos Três Poderes e foi acolhida pela chapa "OAB de Portas Abertas".

Presidente reeleito da OAB, Beto Simonetti, 47 anos, tomou posse nesta 2ª feira (17.mar.2025) para um 2º mandato até 2028. Ele enfatizou a importância da OAB se manter apartidária para assegurar sua “autonomia crítica”.

Simonetti declarou que a OAB deve ser “o escudo da democracia” e que não apoia ou se opõe a partidos, mas está comprometida com a Constituição e o Estado Democrático de Direito.

O evento contou com a presença dos presidentes dos Três Poderes e outras autoridades. Sua chapa, “OAB de Portas Abertas”, recebeu 100% dos votos válidos (81).

Na sua 1ª gestão (2022-2025), a OAB deixou de prestar contas ao TCU por decisão do STF. Simonetti criticou o ministro Alexandre de Moraes e contestou decisões como proibição de comunicação entre investigados na Operação Tempus Veritatis.

A OAB também questionou uma multa ao uso de VPN para acessar o X (ex-Twitter) e manifestou-se contra o PL “antiaborto” e o projeto que limitava as saídas temporárias de presos.

Natural de Manaus (AM), Simonetti é advogado desde 2001 e tem forte ligação com a OAB. Ele é sócio do Simonetti & Paiva Advogados e já ocupou diversos cargos na entidade.

Leia mais em poder360