Objetivo principal do BC é perseguir meta de inflação de 3%, diz diretor de Política Monetária
Banco Central busca equilibrar a meta de inflação e a dinâmica econômica. Expectativas de aumento nas taxas de juros refletem desafios futuros para a política monetária.
O diretor de Política Monetária do Banco Central, Nilton David, afirmou que a prioridade é alcançar a meta de inflação de 3%. Ele explicou que, além disso, o BC busca garantir a suavização das oscilações econômicas.
Durante um evento online, David mencionou que em dezembro, uma abordagem mais agressiva na política monetária pode ter sido mais eficaz. No último mês de 2024, a Selic foi aumentada em 1 ponto percentual, com mais dois aumentos previstos em janeiro e março.
A desvantagem desse processo rápido é a falta de tempo para avaliar os impactos das políticas adotadas. Segundo David, a inflação deve permanecer elevada nos próximos meses, o que exigirá cautela na calibragem da Selic.
Ele também destacou a necessidade de um nível de Selic "pouco mais restritivo" para impactar os agentes, considerando que algumas empresas têm acesso a crédito mais barato. Um "pouso suave" na economia é desafiador.
No evento, ele comentou que, apesar da valorização do real, as expectativas de inflação aumentaram. David enfatizou que a dinâmica futura da moeda não é decidida pelo BC e que a volatilidade do câmbio deve ser considerada.
Sobre a política monetária e medidas macroprudenciais, ele afirmou que o BC separa as duas áreas de forma rigorosa, garantindo que a política monetária não seja alterada por flutuações cambiais.
David indicou que a demanda por crédito pode estar próxima do fim, mas diferenças nos preços do crédito interno e externo persistem. Ele observou que o Brasil não enfrenta um passivo externo significativo atualmente.
Para finalizar, David reiterou que mudanças na regulação de crédito estão ocorrendo globalmente e não apenas no Brasil, avaliando essas mudanças como saudáveis para a estabilidade econômica.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias