Obras da COP30 estão dentro do prazo, diz Helder Barbalho
Governador destaca avanços nas obras e parcerias para a COP30 em Belém, mas alerta sobre a necessidade de aumentar a oferta de leitos. Barbalho também comenta sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial, ressaltando a importância de equilibrar desenvolvimento e sustentabilidade.
Governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB) afirmou, nesta 4ª feira (12.mar.2025), que todas as obras de infraestrutura para a COP 30 em Belém (PA) estão dentro do prazo.
A conferência da ONU ocorrerá em novembro deste ano.
Barbalho destacou que o principal desafio é o número de leitos de hospedagem. Atualmente, Belém tem 18.000 leitos, mas espera chegar a 45.000 a 50.000 para o evento.
- Parceria com o Airbnb para aumentar a oferta.
- Governo federal contratará 5.000 leitos em navios.
“Estamos conversando com a iniciativa privada para ampliar a oferta de leitos e reduzir os preços”, afirmou Barbalho.
Em relação à exploração de petróleo na Margem Equatorial, Barbalho comentou que a licença da Petrobras para limpar a sonda avançou com a autorização do Ibama.
Ele alertou que a recente autorização para explorar petróleo na costa do Amapá pode ofuscar a participação do Brasil na COP 30, mas acredita que o país deve usar os recursos do petróleo para financiar a transição energética.
“É necessário exaurir todas as demandas do Ibama para compatibilizar a pesquisa com a transição energética”, completou o governador.