HOME FEEDBACK

'Obrigado por me trazer de volta à praça': Vaticano publica relato sobre últimas horas de Francisco

Papa Francisco faz última aparição após alta hospitalar, abençoando fiéis em Roma. O Pontífice faleceu no dia seguinte, após sofrer um AVC.

Papa Francisco fez a tradicional bênção "Urbi et Orbi" na manhã do Domingo de Páscoa, da sacada da Basílica de São Pedro.

Após a bênção, surpreendeu os cerca de 50 mil fiéis presentes ao passear no papamóvel pela Praça de São Pedro, agradecendo a seu enfermeiro, Massimiliano Strappetti, por incentivá-lo a fazer a surpresa.

No dia anterior, o Papa e Strappetti revisaram o percurso a ser realizado. Durante a revisão, o Papa questionou: "Você acha que eu consigo?", sendo tranquilizado pelo enfermeiro.

Este foi o primeiro passeio do Pontífice após sua alta hospitalar de 38 dias. O trajeto durou cerca de 15 minutos e incluiu bênçãos ao público, especialmente às crianças.

Após o passeio, Francisco "[descansou] à tarde e [jantou] tranquilamente", mas logo começou a apresentar sinais de mal-estar. Por volta das 5h30 (horário de Roma), entrou em coma e faleceu na madrugada da última segunda-feira, devido a um acidente vascular cerebral (AVC). O quadro resultou em insuficiência cardíaca irreversível.

A morte ocorreu um dia após a Páscoa, tendo o Papa abençoado a cidade e o povo com um abraço, conforme relatado pelo Vatican News.

Francisco, de 88 anos, estava hospitalizado desde 17 de fevereiro, devido a uma infecção polibacteriana nas vias respiratórias e uma pneumonia, seguido de uma crise respiratória em 22 de fevereiro. Ele recebeu alta no 23 de março.

Leia mais em exame