Obstrução no Congresso: Líderes de centro cobram punição de aliados de Bolsonaro e temem precedente para chantagem
Líderes centristas exigem ação de Hugo Motta contra protestos bolsonaristas. Debate sobre possíveis punições para deputados que obstruíram sua chegada à Mesa Diretora divide opiniões.
Líderes de partidos de centro e aliados do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), estão preocupados com a atuações dos deputados bolsonaristas que tentam impedir sua permanência na Mesa Diretora.
Os parlamentares temem que a falta de uma reação do presidente o fragilize ainda mais e que isso crie um precedente para outros deputados, inclusive da esquerda, chantagearem Hugo Motta.
Na noite de quarta-feira, Hugo contou com o apoio de líderes de partidos, como doutor Luizinho (PP) e Isnaldo Bulhões (MDB), para chegar até sua cadeira.
Após a chegada de Hugo ao plenário, alguns deputados bolsonaristas, incluindo Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SP), dificultaram sua passagem, levando-o a pedir respeito.
Parte dos líderes de centro sugere que os deputados que obstruíram a chegada de Hugo Motta sejam punidos com seis meses de suspensão e que seus mandatos sejam analisados pelo Conselho de Ética para possível cassação.
No entanto, também há preocupações de que uma punição poderia intensificar os conflitos dentro da Casa.