HOME FEEDBACK

Obstrução no Congresso: Líderes de centro cobram punição de aliados de Bolsonaro e temem precedente para chantagem

Líderes centristas exigem ação de Hugo Motta contra protestos bolsonaristas. Debate sobre possíveis punições para deputados que obstruíram sua chegada à Mesa Diretora divide opiniões.

Líderes de partidos de centro e aliados do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), estão preocupados com a atuações dos deputados bolsonaristas que tentam impedir sua permanência na Mesa Diretora.

Os parlamentares temem que a falta de uma reação do presidente o fragilize ainda mais e que isso crie um precedente para outros deputados, inclusive da esquerda, chantagearem Hugo Motta.

Na noite de quarta-feira, Hugo contou com o apoio de líderes de partidos, como doutor Luizinho (PP) e Isnaldo Bulhões (MDB), para chegar até sua cadeira.

Após a chegada de Hugo ao plenário, alguns deputados bolsonaristas, incluindo Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SP), dificultaram sua passagem, levando-o a pedir respeito.

Parte dos líderes de centro sugere que os deputados que obstruíram a chegada de Hugo Motta sejam punidos com seis meses de suspensão e que seus mandatos sejam analisados pelo Conselho de Ética para possível cassação.

No entanto, também há preocupações de que uma punição poderia intensificar os conflitos dentro da Casa.

Leia mais em jovem-pan