HOME FEEDBACK

OMC diz que tarifas podem causar contração de 1% nos volumes globais de comércio

Dirigente da OMC expressa preocupação com impacto das novas tarifas dos EUA no comércio global. Aumento nos custos e possível guerra tarifária podem resultar em prejuízos significativos para a economia mundial.

Diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, expressou preocupação com as novas tarifas dos Estados Unidos. Ela afirmou que isso pode resultar em uma contração de 1% nos volumes globais de comércio de mercadorias em 2025.

Okonjo-Iweala comentou: "Estou profundamente preocupada com esse declínio e com a possibilidade de uma escalada para uma guerra tarifária", em um comunicado.

A OMC, que gerencia 74% do comércio global, observa que esse percentual diminuiu desde o início do ano devido às tarifas.

Líderes, como a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, destacaram consequências econômicas negativas. Ela classificou as tarifas como um grande golpe para a economia mundial.

Na sua carta para os Estados membros, Okonjo-Iweala mencionou que muitos haviam solicitado uma análise econômica do impacto das tarifas e suas possíveis reações no comércio.

Observadores alertam que a postura dos EUA pode marginalizar a OMC e seu mandato de livre comércio.

Leia mais em infomoney