OMC: tarifas dos EUA podem reduzir o volume do comércio global de mercadorias em 1% este ano
A diretora da OMC alerta sobre as consequências das tarifas do presidente Trump, indicando uma possível contração de 1% no comércio global. Ela destaca a necessidade de uma reação responsável dos países para evitar tensões comerciais e um ciclo de retaliações.
A diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, alertou que as tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, podem causar uma contração de quase 1% do comércio global de mercadorias em 2023.
Ela afirmou que essa é uma revisão para baixo de quase quatro pontos percentuais em relação às estimativas anteriores.
Recentemente, Trump assinou um decreto que estabelece uma tarifa mínima de 10% sobre todas as importações, chegando a 34% para produtos da China e 20% para a União Europeia.
Okonjo-Iweala destacou que essas medidas terão consequências significativas para o comércio global e o crescimento econômico.
Ela expressou sua preocupação com o risco de uma guerra tarifária e pediu que os países ajam "de forma responsável" para evitar tensões comerciais.
O papel da OMC foi afetado durante o primeiro governo de Trump, quando ele vetou indicações para o órgão de apelação, dificultando a resolução de conflitos.