OMS mantém emergência internacional para mpox por causa do aumento de casos na África
OMS mantém emergência sanitária internacional para mpox devido ao aumento de casos. Alerta é uma resposta à disseminação de uma nova variante na África e ao risco de contágio fora do continente.
OMS mantém emergência sanitária internacional para mpox
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta segunda-feira a manutenção da emergência sanitária internacional para a mpox. Isso se deve ao aumento de casos na África Ocidental e à probabilidade de contágio não detectado fora do continente africano.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou a decisão em comunicado, orientado pelo comitê de emergência que analisa a situação a cada três meses. A emergência foi inicialmente declarada em 14 de agosto de 2024, devido ao aumento significativo de casos, principalmente na República Democrática do Congo, onde acessibilidade para serviços de saúde é limitada devido a conflitos.
O alerta atual é em resposta à rápida disseminação de uma nova variante (clade Ib), diferente da que causou surtos anteriormente. Desde o início do ano, mais de 17 mil casos confirmados dessa variante foram registrados, com 72 fatalidades, sendo a maioria na RD Congo (mais de 8.000 casos), seguida por Uganda, Serra Leoa e Burundi.
A OMS já havia declarado uma emergência sanitária internacional em 2022 devido a uma variante anterior, que foi suspensa no ano seguinte. No total, desde 2022, mais de 142 mil casos de diversas variantes foram confirmados em 133 países, resultando em 328 mortes.