HOME FEEDBACK

OMS mantém emergência internacional para mpox por causa do aumento de casos na África

OMS mantém emergência sanitária internacional para mpox devido ao aumento de casos. Alerta é uma resposta à disseminação de uma nova variante na África e ao risco de contágio fora do continente.

OMS mantém emergência sanitária internacional para mpox

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta segunda-feira a manutenção da emergência sanitária internacional para a mpox. Isso se deve ao aumento de casos na África Ocidental e à probabilidade de contágio não detectado fora do continente africano.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou a decisão em comunicado, orientado pelo comitê de emergência que analisa a situação a cada três meses. A emergência foi inicialmente declarada em 14 de agosto de 2024, devido ao aumento significativo de casos, principalmente na República Democrática do Congo, onde acessibilidade para serviços de saúde é limitada devido a conflitos.

O alerta atual é em resposta à rápida disseminação de uma nova variante (clade Ib), diferente da que causou surtos anteriormente. Desde o início do ano, mais de 17 mil casos confirmados dessa variante foram registrados, com 72 fatalidades, sendo a maioria na RD Congo (mais de 8.000 casos), seguida por Uganda, Serra Leoa e Burundi.

A OMS já havia declarado uma emergência sanitária internacional em 2022 devido a uma variante anterior, que foi suspensa no ano seguinte. No total, desde 2022, mais de 142 mil casos de diversas variantes foram confirmados em 133 países, resultando em 328 mortes.

Leia mais em exame