HOME FEEDBACK

OMSA considera como resolvido caso de gripe aviária em granja comercial no RS

OMSA encerra caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul, facilitando a retomada das exportações de carne de frango. Especialistas esperam que a medida leve à redução de restrições comerciais por outros países, impulsionando o setor.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) encerrou um caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.

Essa avaliação auxilia na retomada de mercados que impuseram restrições à carne de frango do Brasil.

O governo brasileiro, maior exportador global de carne de frango, se autodeclarou livre da doença, seguindo um período de observação de 28 dias, sem novos casos registrados.

A ABPA (Associação Brasileira da Proteína Animal) acredita que a consideração da OMSA facilitará a redução de embargos comerciais à carne de frango brasileira, dependendo de cada país.

Ricardo Santin, presidente da ABPA, afirmou que a oficialização é um passo importante e espera o restabelecimento gradativo dos embarques.

No dia da autodeclaração, a África do Sul reduziu sua restrição, que antes era total, para o estado do Rio Grande do Sul.

O primeiro surto de gripe aviária no Brasil ocorreu no mês passado em uma granja em Montenegro (RS) e gerou várias proibições comerciais, incluindo da China, maior importador.

Como resultado, a exportação de carne de frango in natura do Brasil caiu cerca de 25% em volume diário nas duas primeiras semanas de junho, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Leia mais em folha