HOME FEEDBACK

Onda de calor atinge 46°C na Europa e bate recorde na Espanha

Onda de calor extrema atinge Europa com temperaturas recordes e acende alertas de saúde. Autoridades intensificam medidas de proteção para grupos vulneráveis enquanto os incêndios florestais se tornam uma preocupação crescente.

Espanha, Portugal, Itália e França enfrentam uma intensa onda de calor nesta 2ª feira (30.jun.2025), com temperaturas chegando a 46°C em algumas regiões.

No sul espanhol, El Granado registrou 46°C no sábado (28.jun), quebrando o recorde anterior de 45,2°C de Sevilha em junho de 1965, conforme a Aemet.

A capital espanhola alcançou quase 40°C. Especialistas apontam que o fenômeno é resultado das mudanças climáticas, alertando para um aumento na frequência de ondas de calor na Europa.

Portugal mantém alerta vermelho em várias áreas do sul, incluindo Lisboa, até a noite de hoje. Na Itália, 21 cidades, como Milão e Roma, estão em alerta máximo. Na França, 84 dos 95 departamentos estão sob alerta laranja.

Os mais afetados incluem idosos, pacientes oncológicos e pessoas em situação de rua, enfrentando desidratação e insolação. Em Roma, pessoas acima de 70 anos ganharam acesso gratuito às piscinas públicas.

Na França, cerca de 200 escolas fecharão parcial ou totalmente entre 30.jun e 2.jul. Nos hospitais italianos, os casos de insolação aumentaram 10%.

O Ispra advertiu pescadores e turistas sobre espécies venenosas no sul da Itália, como o peixe-leão e outras espécies tropicais. O risco de incêndios está elevado, com bombeiros combatendo 15 incêndios na ilha da Sicília.

Leia mais em poder360