Onda de calor atinge o sul da Europa com temperaturas de 40º C
O sul da Europa se prepara para um intenso fim de semana de calor, com temperaturas que podem ultrapassar 40°C em várias cidades. As autoridades estão em alerta para os riscos à saúde e incêndios florestais, recomendando precauções à população.
O sul da França enfrenta temperaturas de até 40º C nesta sexta-feira, 27, devido a uma onda de calor precoce que atingirá também Itália, Espanha e Portugal no final de semana.
Cidades como Marselha, Veneza e Madri estão sob alertas de calor, destacando a intensificação das temperaturas anormalmente altas.
Desde 19 de junho, a França enfrenta sua 50ª onda de calor desde 1947, sendo metade delas no século XXI. Quatro departamentos do Mediterrâneo estão em alerta laranja devido às altas temperaturas da superfície do mar, que podem agravar o calor. A Météo-France alerta que as noites podem ser sufocantes.
Em Marselha, a Prefeitura tornará as piscinas gratuitas até o fim da onda de calor. Pais e professores estão levando ventiladores para as aulas devido ao calor. Aline Rossi, mãe de alunos, expressou sua preocupação: "A onda de calor não começou hoje e não vai parar aqui."
Na quarta-feira, tempestades deixaram dois mortos e 17 feridos, com 25.000 residências sem eletricidade na manhã desta sexta-feira. Mais dez departamentos da França estarão em alerta laranja a partir de sábado.
Itália também declarou alerta “vermelho” neste fim de semana em Roma e outras cidades, devido aos riscos à saúde. O Ministério da Saúde recomenda evitar atividades físicas e exposição ao sol, além de destacar a dieta leve.
Nos Bálcãs, a onda de calor é acompanhada por uma intensa seca, com temperaturas na Sérvia podendo superar 10º C da média.
A onda de calor na Espanha começará no sábado, com temperaturas de até 42º C. Os alertas afetarão Madri, Catalunha e Andaluzia, com noites tropicais dificultando o sono. O Ministério do Interior destaca o aumento na violência doméstica em períodos de calor.
Portugal terá dois terços do país em alerta laranja no domingo, com temperaturas esperadas em 42º C em Lisboa e risco máximo de incêndios.