Onda de calor na Europa faz temperatura na Espanha chegar a 46ºC
O sul da Europa enfrenta uma onda de calor severa com temperaturas extremas que podem quebrar recordes históricos. Cidades da Espanha, Portugal, França e Itália estão em alerta vermelho, enquanto o calor intenso provoca mudanças significativas nas condições climáticas da região.
Onda de calor precoce atinge o sul da Europa neste fim de semana, com temperaturas de 46º C registradas na Espanha. A previsão é de que os números subam ainda mais amanhã (29) em países como Portugal, França e Itália, onde várias cidades estão em alerta vermelho.
Segundo a Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (AEMET), a temperatura de 46º C em El Granado pode ser o recorde para junho desde o início das medições.
A Espanha enfrenta um contexto de mudanças climáticas, sendo os últimos três anos os mais quentes da sua história. Alertas laranja estão sendo emitidos em várias regiões, e o pior do calor é esperado para domingo e, com incerteza, para segunda-feira.
Em Sevilha, moradores e turistas buscam abrigo com temperaturas próximas de 43º C. Turistas têm adotado medidas como uso de proteção solar e vestimentas leves para enfrentar o calor intenso.
Além disso, o forte calor está causando o aquecimento das águas do mar, que superam 26º C, uma marca recorde para esta época do ano, típica de meados de agosto, segundo a Aemet.
Com informações da AFP
Publicado por Sarah Paula