HOME FEEDBACK

'One Big Beautiful Bill': Senado dos EUA avança megaprojeto fiscal de Trump

O Senado dos EUA avança com o "One Big Beautiful Bill", que propõe cortes em programas sociais e aumento no orçamento militar. O projeto, respaldado por Trump, enfrenta resistência tanto da oposição democrata quanto de membros da própria base republicana.

Senado dos EUA aprova, com 51 votos a favor e 49 contra, o avanço do “One Big Beautiful Bill”. A proposta inclui cortes de impostos, aumento de gastos militares e imigração, além da redução de programas sociais.

Este projeto é central para a agenda legislativa de Donald Trump em 2025, retrocedendo agora ao debate final antes de possível sanção.

A votação destrava a tramitação do pacote de quase mil páginas e o governo espera sua aprovação até 4 de julho.

A proposta prevê cortes bilionários no Medicaid e Medicare, enquanto direciona US$ 150 bilhões ao orçamento militar e recursos para deportações e construção do muro na fronteira com o México.

O líder democrata, Chuck Schumer, impôs um atraso tático na votação, classificando o projeto como um “presente aos super-ricos”.

A mudança de voto do senador Ron Johnson foi crucial para a aprovação, após pressão da liderança republicana e de Trump, que fez ligações a senadores indecisos.

A proposta enfrenta críticas de dentro da própria base republicana, com analistas prevendo que 8,6 milhões de americanos podem perder acesso à saúde se for aprovada.

O bilionário Elon Musk a chamou de “insana e destrutiva” para a economia. Já Trump celebrou o resultado nas redes sociais.

A votação final no Senado pode ocorrer já nesta segunda-feira, 1, antes de voltar à Câmara, onde os republicanos enfrentam dissidências.

Leia mais em exame