ONU adverte para plano de Israel de expulsão de palestinos: ‘Campo de concentração’
Diretora da UNRWA critica planos israelenses para palestinos e alerta sobre riscos de violação de direitos humanos. Raquel Martí enfatiza a necessidade de apoio contínuo à agência da ONU e condena a criminalização de seu trabalho em Gaza.
Diretora da UNRWA alerta sobre expulsão de palestinos
A diretora executiva da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), Raquel Martí, expressou preocupação com os planos de Israel de expulsar a população palestina para um "campo de concentração".
Durante reunião em Oviedo, Espanha, ela destacou a necessidade de manter o apoio político à UNRWA frente ao plano de Israel de transferir toda a população da Faixa de Gaza para uma "cidade humanitária" em Rafah.
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que as Forças de Defesa de Israel (FDI) estão elaborando um plano para concentrar os palestinos em Rafah, onde teriam a opção de "emigrar voluntariamente" para outros países.
Martí alertou que normas e valores éticos desde a Segunda Guerra Mundial estão sendo comprometidos. Ela afirma que, se não contido, o que está ocorrendo em Gaza pode se replicar em outras partes do mundo.
A diretora da UNRWA também denunciou a criminalização da agência por Israel, dificultando seu trabalho na região e frisou a importância do multilateralismo, que se encontra em crise.
Com informações da EFE
Publicado por Fernando Dias