HOME FEEDBACK

ONU pede embargos a Israel por conta de genocídio em Gaza

Relatora da ONU denuncia ações de Israel como genocídio e pede sanções internacionais. A declaração ocorreu durante a apresentação de um relatório que envolve empresas na campanha em Gaza.

Francesca Albanese, relatora especial da ONU para os territórios palestinos, solicitou nesta quinta-feira (3) embargos bélicos e econômicos a Israel devido à sua “campanha genocida” na Faixa de Gaza.

Durante um discurso no Conselho de Direitos Humanos da ONU, Albanese descreveu a situação como apocalíptica e acusou Israel de perpetrar “um dos genocídios mais cruéis da história moderna”.

As declarações geraram aplausos, mas o delegado de Israel não estava presente, conforme a nova política do governo israelense de se afastar do conselho, que considera tendencioso.

A relatora apresentou um novo relatório que aponta mais de 60 empresas envolvidas na campanha israelense em Gaza. Albanese destacou: “O que exponho não é uma lista, é um sistema, e isso precisa ser enfrentado”.

Ela pediu que os países imponham um embargo total de armas, suspendam acordos comerciais e assegurem que empresas enfrentem consequências legais por violar o direito internacional.

Em resposta, a missão diplomática de Israel em Genebra qualificou o relatório como “juridicamente infundado, difamatório e abusivo”.

Leia mais em valoreconomico