ONU registra 4.864 mortes no Haiti em 9 meses
Relatório da ONU revela uma grave escalada da violência no Haiti, com gangues dominando Porto Príncipe e aumentos significativos em assassinatos, sequestros e deslocamentos. A organização alerta para a necessidade de apoio internacional para enfrentar a crise humanitária e fortalecer a segurança no país.
Relatório da ONU revela que 4.864 pessoas foram assassinadas no Haiti entre outubro de 2024 e junho de 2025.
O documento foi apresentado em Genebra no dia 11 de julho de 2025 e destaca que gangues dominam a maior parte de Porto Príncipe.
Elaborado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, o relatório afirma que a violência aumentou drasticamente nos últimos meses, com gangues expandindo sua influência em rotas estratégicas, especialmente perto da fronteira com a República Dominicana.
- 213 pessoas feridas
- 620 sequestradas
Estas ocorrências foram registradas nas regiões de Artibonite, Centre, Ganthier e Fonds Parisien.
A escalada da violência agrava a crise humanitária no Haiti, pois gangues enfraquecem as forças de segurança e forçam deslocamentos em massa.
O relatório também alerta que hospitais, como o Hospital Universitário de Mirebalais, fecharam devido à insegurança, e menos de 25% das instalações de saúde em Porto Príncipe estão funcionando.
Para conter a deterioração, a ONU pede maior apoio às autoridades haitianas e organizações humanitárias.