HOME FEEDBACK

Onze brasileiros residentes na Palestina estão presos em Israel, diz Itamaraty

Itamaraty denuncia situação de brasileiros detidos em Israel e pede investigação sobre a morte de adolescente. O governo brasileiro expressa condolências e oferece assistência consular à família de Walid Ahmad.

Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou, nesta terça-feira (25), que há 11 brasileiros presos em Israel. A maioria não foi formalmente acusada ou julgada, caracterizando uma "clara violação ao Direito Internacional Humanitário".

A informação veio na nota que lamenta a morte de Walid Khalid Abdalla Ahmad, um brasileiro de 17 anos, que faleceu na prisão de Megido. O governo Lula expressou consternação e afirmou que Ahmad foi detido em 30 de setembro do ano passado.

O Itamaraty declarou que as circunstâncias e a data exata do óbito ainda são desconhecidas e exige uma investigação independente por parte de Israel.

O escritório do Brasil em Ramallah está em contato com a família de Ahmad, oferecendo assistência consular. O governo brasileiro expressou condolências e exigirá explicações sobre a morte do menor.

De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, Ahmad foi preso por agredir soldados israelenses. Atualmente, cerca de 6.000 palestinos de origem brasileira residem na Cisjordânia.

O conflito entre israelenses e palestinos voltou a se intensificar, com o governo de Binyamin Netanyahu retomando bombardeios na Faixa de Gaza.

Leia mais em folha