HOME FEEDBACK

OpenAI desiste de se transformar em empresa com fins lucrativos

OpenAI reverte planos de lucro e mantém controle sob organização sem fins lucrativos após críticas intensas. A mudança visa garantir a responsabilidade da empresa para com sua missão de beneficiar a humanidade.

A OpenAI permanecerá sob o controle de sua organização sem fins lucrativos após críticas de Elon Musk sobre planos de se tornar uma empresa com fins lucrativos.

A empresa, avaliada em US$ 260 bilhões (R$ 1,4 tri), converterá sua subsidiária lucrativa em uma empresa de benefício público, eliminando o limite de retornos para investidores, mas mantendo o controle com a organização sem fins lucrativos.

A decisão surge após uma reação negativa à proposta de reestruturação, incluindo um processo judicial de Musk, cofundador da OpenAI, e críticas de ex-funcionários e da comunidade acadêmica.

Críticos alertaram que, sem o controle da organização sem fins lucrativos, a OpenAI poderia falhar em sua missão de garantir que a IA beneficie a humanidade.

Sam Altman, CEO do grupo, afirmou que a decisão não foi motivada por pressão externa, destacando que todos estão focados na missão, não em Musk.

A OpenAI enfrenta discussões com procuradores-gerais de Delaware e Califórnia, garantindo que permanecerá comprometida com seus propósitos beneficentes na reestruturação.

Bret Taylor, presidente do conselho da OpenAI, mencionou que a decisão de manter o controle foi tomada após ouvir líderes cívicos e dialogar com os procuradores-gerais.

Leia mais em folha