HOME FEEDBACK

OpenAI promete nível de doutor, mas IA erra equação com 1 variável

Após o lançamento do GPT-5, usuários criticam falhas da ferramenta e a imposição de um modelo único. A OpenAI enfrenta intensa insatisfação devido à falta de opções e ao apego emocional dos usuários às versões anteriores.

Sam Altman, o líder da OpenAI, lançou o GPT-5 em 7 de agosto de 2025, após a grande aceitação do ChatGPT, que já tinha 700 milhões de usuários.

O lançamento teve um tom épico, simbolizado por uma imagem da Estrela da Morte, indicando que o GPT-5 “poderia arrasar planetas”. No entanto, a ferramenta revelou sérios erros e inconsistências, como em uma subtração simples que o GPT-5 calculou erroneamente.

A confiança no GPT-5 foi abalada, destacando que, apesar de ser útil para programar e criar textos, não é infalível. Um dos pontos positivos foi a remoção de sua tendência a bajular usuários.

Outro problema grave foi a imposição do GPT-5, sem permissão para que usuários escolhessem seus modelos anteriores, resultando em um motim de insatisfação. Um usuário chegou a descrever o GPT-4 como um apoio emocional, sublinhando a importância da escolha.

Após a reação negativa, a OpenAI reconheceu o erro e entendeu que os usuários valorizam a liberdade de escolha.

Leia mais em poder360