Opep+ aumenta produção de petróleo em 411 mil barris por dia
O aumento na produção visa estabilizar o mercado em meio à queda acentuada nos preços do petróleo. A Opep+ reafirma sua flexibilidade para ajustar a produção conforme as condições do mercado evoluem.
Opep+ decide aumentar produção de petróleo
Os países da Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados) anunciaram, em reunião virtual no dia 3 de maio de 2025, um aumento na produção de 411 mil bpd (barris por dia) para junho. Este número é o mesmo registrado em maio.
A reunião contou com representantes de:
- Arábia Saudita
- Rússia
- Iraque
- Emirados Árabes
- Kuwait
- Cazaquistão
- Argélia
- Omã
A próxima reunião do grupo está agendada para 1º de junho para definir os níveis de produção em julho.
A Opep+ afirmou que “os aumentos graduais podem ser pausados ou revertidos, dependendo das condições de mercado”. Essa flexibilidade é vista como uma forma de manter a estabilidade do mercado de petróleo.
Essa decisão é tomada em um contexto de queda nos preços do petróleo, que chegaram ao menor nível em 4 anos, com o Brent fechando a semana a US$ 61,29 por barril. A queda ocorre devido ao aumento da oferta e as incertezas relacionadas à desaceleração da economia global, especialmente dos Estados Unidos e China, impactados pela guerra comercial sobre tarifas.