HOME FEEDBACK

Operação policial no RJ mira fraude de R$ 114 mil contra a Uber; golpistas usaram IA

Operação revela fraudes sofisticadas envolvendo inteligência artificial e prejuízo à Uber. Dois suspeitos foram detidos e investigações continuam para desmantelar a quadrilha.

Operação Rota Falsa da Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga uma rede criminosa que fraudava um aplicativo de transporte.

As fraudes, que resultaram em um prejuízo de R$ 114 mil à Uber, eram realizadas com inteligência artificial. A plataforma detectou os golpes e fez a denúncia às autoridades.

A operação ocorre nesta quarta-feira (13) e inclui mandados de busca e apreensão em cinco endereços na zona norte da capital, como Alto da Boa Vista e Tijuca.

Entre os itens apreendidos estão celulares, computadores, fotos usadas para fraudar sistemas e veículos. Dois suspeitos foram detidos para depor.

Investigações mostram que os criminosos exploravam uma vulnerabilidade no sistema de pagamentos Pix do aplicativo. Eles criavam contas fraudulentas para realizar corridas com múltiplas paradas, elevando o custo final que não era pago pelos passageiros.

Até o momento, foram identificadas mais de 2 mil corridas fraudulentas e 480 contas abertas em nomes falsos, quase todas ligadas a um dos investigados.

A quadrilha usava inteligência artificial para manipular digitalmente as imagens e criou contas falsas utilizando fotos de outras pessoas.

A Uber informou que está colaborando ativamente com as investigações e possui mecanismos antifraude avançados que buscam identificar comportamentos suspeitos.

*Com informações do Estadão Conteúdo. Publicado por Nátaly Tenório

Leia mais em jovem-pan
Pix