Operações policiais provocam protestos com barricadas em Paraisópolis
Protesto em Paraisópolis resulta em bloqueio total da avenida Giovanni Gronchi e confrontos com a polícia. Manifestantes atacaram veículo da CET e instalaram barricadas, enquanto a PM monitora a situação.
Manifestantes bloquearam a avenida Giovanni Gronchi, na favela de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, em ambos os sentidos, na 2ª feira (12.mai.2025).
O protesto ocorreu após dois dias consecutivos de operações policiais na comunidade.
O bloqueio começou quando manifestantes atacaram um ônibus, forçando o motorista a posicioná-lo transversalmente, interrompendo completamente o tráfego. Os passageiros foram evacuados.
A manifestação se iniciou na noite de 2ª feira e durou algumas horas. Barricadas em chamas foram montadas em diversos pontos, e o Corpo de Bombeiros chegou ao local às 19h, junto com reforços policiais.
A Secretaria de Segurança Pública afirmou que a Polícia Militar monitorava a situação, com o Batalhão de Choque em ação e um helicóptero Águia sobrevoando a área.
Não há informações sobre o número de manifestantes, a identidade dos organizadores ou possíveis feridos.
Durante o protesto, um carro da CET foi virado por participantes, com partes danificadas, incluindo o para-brisa. Um agente da CET estava no veículo, mas não se feriu; seus pertences foram levados.