HOME FEEDBACK

Opinião | Anistia para 8/1 e CPI do INSS andam juntas, a favor de Bolsonaro e contra Lula

Ventos políticos desafiam Lula e fortalecem o bolsonarismo no Congresso, com propostas que podem ameaçar a governabilidade. A anistia e a CPI do INSS surgem como instrumentos de pressão e disputa entre os poderes.

Ventos contrários no Congresso sopram contra o presidente Lula e em favor do bolsonarismo, que ganha apoio do Centrão e impõe derrotas ao governo.

Exemplos incluem:

  • Anistia de 8 de janeiro, benéfica a Bolsonaro;
  • CPI do INSS, visam investigar fraudes que podem atingir bilhões de reais.

Ambos os projetos têm assinaturas suficientes para avançar. A anistia e a CPI estão vinculadas, desafiando Lula e preocupando o Supremo.

A CPI, se instaurada, pode dividir a atenção da mídia com o julgamento de Bolsonaro no STF, além de imobilizar a Câmara e o Senado.

Davi Alcolumbre e Hugo Motta mostram limites na defesa de Lula, apesar de compromissos com a governabilidade. O lançamento da federação PP e União Brasil exemplifica a fragilidade do governo, sem representação petista e com forte presença da oposição.

Desafios para Lula incluem a fragilidade de aliados e um bolsonarismo articulado, em um cenário onde Lula se sente isolado e trancado no Alvorada. A sensação atual é de um lulismo fraco diante de um bolsonarismo forte, com as eleições de 2026 no horizonte.

Leia mais em estadao