HOME FEEDBACK

Opinião | Caos tarifário de Trump joga economia mundial no escuro

Incertezas sobre tarifas de Donald Trump geram confusão no mercado global. Brasil enfrenta dilemas sobre possível retaliação e vulnerabilidades comerciais diante das novas medidas.

Aumento das incertezas marca a economia global com a promessa de um tarifaço alfandegário por Donald Trump. Proporções e impactos são incertos.

Governos, bancos centrais e empresas estão confusos sobre as consequências. As opiniões divergem entre a possibilidade de um caos na produção e um otimismo moderado. O que é certo é a falta de clareza sobre a estratégia de Trump e seu superprotecionismo.

A intenção declarada é trazer empresas de volta aos EUA e criar empregos, mas as incertezas dificultam decisões empresariais. Por exemplo, a construção de novas fábricas precisa de estabilidade que não existe atualmente.

No Brasil, o governo também enfrenta confusão sobre sua reação. A retaliação sugerida pelo presidente Lula e a ideia de recorrer à Organização Mundial do Comércio podem ser ineficazes. A análise do vice-presidente Geraldo Alckmin de que o Brasil não teria muito a temer carece de fundamento, já que o foco de Trump pode ser mais amplo do que apenas reduzir déficits comerciais.

A ordem econômica global está sob risco, e as consequências futuras permanecem desconhecidas.

Leia mais em estadao